Você sabia que o Brasil tem uma Secretaria específica para o reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro Brasileiro? Pois é, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPI) foi criada em 2003, no Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março).

Amanhã o ministro-chefe da SEPPI, Edson Santos, fará um pronunciamento no Programa Bom Dia Ministro, sobre as ações voltadas às comunidades quilombolas e as comemorações do Dia da Consciência Negra. O programa será transmitido ao vivo, das 8h às 9h, e poderá ser acompanhado pelo link www.imprensa.planalto.gov.br.

No Estado de São Paulo, 103 cidades adotaram o dia 20 de novembro como feriado. Em 1695, no mesmo dia, Zumbi dos Palmares foi morto e esquartejado. Este homem tornou-se líder do conhecido Quilombo dos Palmares com apenas 25 anos.

Neste site também está disponível uma programação com eventos em vários locais do Brasil, e o Portal do Governo do Estado de São Paulo divulgou, via Twitter (@governosp) uma lista com os serviços que funcionarão neste dia. Confira e programe-se.

ps.: quando o assunto é discriminação racial, me vem logo à cabeça Martin Luther King.
“Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter” (I have a dream)

dia_consciencia_negra

Related Posts with Thumbnails