O ano está acabando, e com ele começam as retrospectivas… E planejamento para o ano seguinte. Bom, pra ser sincera, 2010 foi o ano em que planejamento não foi minha palavra chave. Logo eu, que sou tão chata com isso, decidi que neste ano “deixaria a vida me levar”. E apesar dos acontecimentos recentes, da pior perda da minha vida, não posso reclamar: 2010 foi sim, um ano generoso comigo.

E o que mudei em prol da sustentabilidade?
Sempre gostei do tema, li e me preocupei. Mas 2010, em especial, foi o ano em que percebi que dá pra ter uma vida mais sustentável sim, e que podemos colaborar mesmo que nas pequenas atitudes. Ontem mesmo separei quilos de papéis e levarei tudo para reciclagem, no sábado. Separei roupas para doar, coisas para reutilizar… Mas sustentabilidade não é só separar latinha do plástico e do papel… Isso já é nossa obrigação.

Uma das minhas metas para 2011 será, certamente, a redução de consumo. Quando a gente percebe quantos cremes, roupas, tranqueiras são compradas e não utilizadas, bate uma tristeza. Quanto dinheiro gasto e quanto material utilizado e não aproveitado? Eu tenho um monte, confesso, mas prometo (pra mim mesma) que vou melhorar. Vai fazer bem pro meu bolso, vai fazer bem pro planeta.

Surpresa

Foto: Lidi Faria. Sob licença CC.

Já parou para imaginar, por exemplo, quanta água é utilizada na indústria? Quantos litros são necessários para a produção de uma simples folha de papel? Quero (e sei) que posso colaborar mais com o planeta.

Quero me preocupar sim com o gás radon, em salvar espécies ameaçadas… Pensar e tomar decisões ao comprar produtos porque sim, eu posso escolher produtos mais sustentáveis. Quero pensar diferente deste vídeo.

E você?

___

Já falei um pouco sobre sustentabilidade no quando escrevi sobre o SWU. Este post foi feito inspirado no desafio que a Rede Ecoblogs propôs. Quer um post seu lá? Escreva sobre mudou em sua rotina, este ano, em prol da sustentabilidade. Publique o post no seu blog e envie o link para o Twitter @redeecoblogs, ou mandar o texto para o email redes.mapfre@espalhe.inf.br. Se o seu texto for selecionado, ele será publicado no blog.

Related Posts with Thumbnails