Com certeza você, assim como eu, já deve ter visto uma cadeira dessas. A grande questão é que eu não sabia que elas tinha nome, e mais, que seriam expostas aqui no Brasil.


A construção de uma EGG Chair na fabricante Fritz Hansen

A cadeira EGG foi criada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen. E, neste ano, cinquenta poltronas foram personalizadas por um artista conterrâneo de Arne, Tal R, utilizando tecidos coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova Iorque, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.

Inspirado pela palavra “EGG” (ovo, em português), sua forma e referência à fertilidade combinados com a fascinação de Tal R pelo neurologista e psiquiatra Sigmund Freud, a icônica poltrona foi completamente transformada. Tal R optou por dar nomes às 50 peças se inspirando nos escritos de Freud, uma vez que o ovo é também um símbolo das forças da reprodução e da habilidade de criar novas vidas. Martha (esposa de Freud), Irma (nome de um dos sonhos analisados de Freud) e Adler (amigo próximo, médico e psicólogo de Freud) são apenas alguns dos nomes escolhidos por Tal R para os móveis. Cada uma foi escrita por baixo e assinada pelo artista.

EGG Chair. Imagens: divulgação da assessoria.

Esta coleção única esteve rodando o mundo exposta em museus, galerias e lojas conceito na Europa, Ásia, Austrália e América, incluindo locais como 10 Corso Como, de Milão e Le Bon Marche, em Paris. No MuBE, a montagem vai ganhar uma instalação moderna sob a marquise e será fechada com acrílico transparente – o que é uma pena, pois essas cadeiras são super confortáveis! Tomara que tenha ao menos uma para experimentar, rs.

EGG CHAIR E TAL R
31 agosto a 23 de setembro de 2012
MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Avenida Europa, 218, Jardim Europa – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Acessibilidade para portadores de deficiência física.

Related Posts with Thumbnails