top of page

Calendários e tendências para 2023

Atualizado: 13 de jan. de 2023

É bem provável que você já tenha planejado seu próximo ano, assim como o calendário de ações da sua empresa ou dos clientes.

Com frequência senti falta, nos anos anteriores, de ter um lugar com vários links para consulta de calendários e tendências, então resolvi fazê-lo para 2023.

Abaixo, confira alguns exemplos de modelos, empresas e datas comemorativas.


Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Gestão de Pessoas: se você trabalha nessas áreas, os calendários da Matchbox e da Endomarketing.TV podem ser úteis – assim como o da Inngage, em um formato ótimo no Notion, com mais de 60 datas. E no Guia da Alma, é possível ter acesso a um calendário editável e completo com datas, feriados e principais campanhas para planejar suas ações de forma estratégica, incluindo campanhas relacionadas ao bem-estar dos funcionários.


Diversidade: para um olhar específico em campanhas voltadas à diversidade, temos os mapeamentos da Profissas Escola de Diversidade e Se Candidate, Mulher!;


Em Finanças e Investimentos, as melhores fontes são a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) - e para Fintechs, a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). E o Nubank divulgou também datas importantes para quem precisa repensar seu orçamento pessoa física.


Crédito: cottonbro studio | Pexels

Para quem entra em campo de olho em Esportes, vamos torcer para trazer a taça: entre junho e julho, teremos Copa do Mundo Feminina da FIFA – e, antes, nossa seleção feminina de futebol participará de outros compromissos e campeonatos. Na Exame, é possível consultar o calendário completo delas.

No masculino, todas as datas podem ser consultadas no site das Olimpíadas e no site da CNN.

E para puxar a sardinha para meu esporte preferido, fica aqui também o calendário do Handebol! Teremos os campeonatos mundiais masculino e feminino, ambos na Europa, e os campeonatos regionais e nacionais. Ao longo do ano, vou atualizar esse calendário, para que fãs como eu possam adicionar os principais eventos no Google Agenda.

Outros torneios pra ficarem no radar: Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (com promessa de pódio brasileiro com Ana Marcela Cunha) e a participação de Rebeca Andrade no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica;


Na área da Saúde, temos o calendário anual da saúde da D’Or Consultoria com os temas mais relevantes do segmento segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No site do Ministério da Saúde, também são destacadas as principais datas, e no site do governo federal é possível consultar as principais campanhas realizadas em 2022 e 2021 – como atualização da caderneta de vacinação, principais vacinas, doação de leite materno, entre outros. E no site da Doctoralia, um calendário focado nos profissionais da saúde;


Se o seu nicho é o Turismo, temos três referências: Calendário Nacional de Eventos, do consultor Thiago Akira, Brasilturis e do Mercado & Eventos;


As datas sazonais importantes para o setores de Varejo e e-Commerce também foram mapeadas, com dicas da Ideris e da Nuvem Shop – que disponibilizou modelos de banners para algumas ocasiões. Já o Elo7, marketplace de artesanatos, produtos criativos e autorais, preparou um calendário e publicou 31 ideias de conteúdo para o Instagram;


E se você está de olho em calendários específicos pra Mídias Sociais, fique com as indicações da Buzzmonitor, Resultados Digitais e da Thaty Moura.


E os calendários tradicionais das plataformas:

E o calendário básico de feriados 2023 está disponível no site do UOL.

Crédito: fauxels | Pexels

Tendências: o que esperar de 2023? Nos últimos meses, a Plataforma Gente divulgou dois textos interessantes: o primeiro, com um levantamento sobre novas tendências no cenário da música, e a visão da Paula Rizzo (Head de Inovação da Globo) sobre Inteligência Artificial Generativa, Ética e Representatividade: Vieses e Justiça Algorítmica, Fake News, Metaverso, Responsabilidade climática e e-Sports. Para acessar, clique aqui.


No relatório Pinterest Predicts 2023, que reflete vários meses de avaliação e análise de dados globais, é possível observar 27 das principais tendências da plataforma, como moda, casa, comemorações, beleza (que entrará em uma fase minimalista), bem-estar, uma pitada de nostalgia e festas para cachorro. Ah, e a terapia vai continuar em dia!


Para o Pinterest, vale uma atenção extra, já que 80% das tendências que previram nos últimos três anos se concretizaram – ou seja, 8 acertos em 10 indicações. Não por acaso a Suvinil escolheu a plataforma para lançar sua cor do ano, Calcita Alaranjada. A propósito, você tem maturidade para esse nome de cor? Eu não kkkk.

Metodologia e relatório completo do Pinterest podem ser consultados aqui, com boards aqui.


Na Creators Economy, a YOUPIX divulgou um report com tendências que orientarão as ações da empresa. Disponível aqui o material completo sobre esta nova economia, economia da intenção, nova era do marketing e a influência, todo conteúdo será comprado e AInfluência, Web3 e outras modernidades.


E se você já está em dia com os calendários e tendências, que tal alguns goles de inspiração para 2023? Este material, produzido pela Cajuína, está demais!


Não deixe de ver também:


Gostou? Compartilhe em suas redes sociais, marque @lidifaria e me adicione no LinkedIn.

Tem mais indicações? Envie para falecom@lidifaria.com.

bottom of page