É bem provável que você já tenha planejado seu próximo ano, assim como o calendário de ações da sua empresa ou dos clientes.
Com frequência senti falta, nos anos anteriores, de ter um lugar com vários links para consulta de calendários e tendências, então resolvi fazê-lo para 2023.
Abaixo, confira alguns exemplos de modelos, empresas e datas comemorativas.
Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Gestão de Pessoas: se você trabalha nessas áreas, os calendários da Matchbox e da Endomarketing.TV podem ser úteis – assim como o da Inngage, em um formato ótimo no Notion, com mais de 60 datas. E no Guia da Alma, é possível ter acesso a um calendário editável e completo com datas, feriados e principais campanhas para planejar suas ações de forma estratégica, incluindo campanhas relacionadas ao bem-estar dos funcionários.
Diversidade: para um olhar específico em campanhas voltadas à diversidade, temos os mapeamentos da Profissas Escola de Diversidade e Se Candidate, Mulher!;
Em Finanças e Investimentos, as melhores fontes são a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) - e para Fintechs, a ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs). E o Nubank divulgou também datas importantes para quem precisa repensar seu orçamento pessoa física.
Para quem entra em campo de olho em Esportes, vamos torcer para trazer a taça: entre junho e julho, teremos Copa do Mundo Feminina da FIFA – e, antes, nossa seleção feminina de futebol participará de outros compromissos e campeonatos. Na Exame, é possível consultar o calendário completo delas.
No masculino, todas as datas podem ser consultadas no site das Olimpíadas e no site da CNN.
E para puxar a sardinha para meu esporte preferido, fica aqui também o calendário do Handebol! Teremos os campeonatos mundiais masculino e feminino, ambos na Europa, e os campeonatos regionais e nacionais. Ao longo do ano, vou atualizar esse calendário, para que fãs como eu possam adicionar os principais eventos no Google Agenda.
Outros torneios pra ficarem no radar: Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (com promessa de pódio brasileiro com Ana Marcela Cunha) e a participação de Rebeca Andrade no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica;
Na área da Saúde, temos o calendário anual da saúde da D’Or Consultoria com os temas mais relevantes do segmento segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No site do Ministério da Saúde, também são destacadas as principais datas, e no site do governo federal é possível consultar as principais campanhas realizadas em 2022 e 2021 – como atualização da caderneta de vacinação, principais vacinas, doação de leite materno, entre outros. E no site da Doctoralia, um calendário focado nos profissionais da saúde;
Se o seu nicho é o Turismo, temos três referências: Calendário Nacional de Eventos, do consultor Thiago Akira, Brasilturis e do Mercado & Eventos;
As datas sazonais importantes para o setores de Varejo e e-Commerce também foram mapeadas, com dicas da Ideris e da Nuvem Shop – que disponibilizou modelos de banners para algumas ocasiões. Já o Elo7, marketplace de artesanatos, produtos criativos e autorais, preparou um calendário e publicou 31 ideias de conteúdo para o Instagram;
E se você está de olho em calendários específicos pra Mídias Sociais, fique com as indicações da Buzzmonitor, Resultados Digitais e da Thaty Moura.
E os calendários tradicionais das plataformas:
Meta (Facebook e Instagram) - excelente também para quem precisa mapear datas globais;
Twitter - calendário de marketing com as principais datas de conversas da audiência.
E o calendário básico de feriados 2023 está disponível no site do UOL.
Tendências: o que esperar de 2023? Nos últimos meses, a Plataforma Gente divulgou dois textos interessantes: o primeiro, com um levantamento sobre novas tendências no cenário da música, e a visão da Paula Rizzo (Head de Inovação da Globo) sobre Inteligência Artificial Generativa, Ética e Representatividade: Vieses e Justiça Algorítmica, Fake News, Metaverso, Responsabilidade climática e e-Sports. Para acessar, clique aqui.
No relatório Pinterest Predicts 2023, que reflete vários meses de avaliação e análise de dados globais, é possível observar 27 das principais tendências da plataforma, como moda, casa, comemorações, beleza (que entrará em uma fase minimalista), bem-estar, uma pitada de nostalgia e festas para cachorro. Ah, e a terapia vai continuar em dia!
Para o Pinterest, vale uma atenção extra, já que 80% das tendências que previram nos últimos três anos se concretizaram – ou seja, 8 acertos em 10 indicações. Não por acaso a Suvinil escolheu a plataforma para lançar sua cor do ano, Calcita Alaranjada. A propósito, você tem maturidade para esse nome de cor? Eu não kkkk.
Na Creators Economy, a YOUPIX divulgou um report com tendências que orientarão as ações da empresa. Disponível aqui o material completo sobre esta nova economia, economia da intenção, nova era do marketing e a influência, todo conteúdo será comprado e AInfluência, Web3 e outras modernidades.
E se você já está em dia com os calendários e tendências, que tal alguns goles de inspiração para 2023? Este material, produzido pela Cajuína, está demais!
Não deixe de ver também:
Criatividade e inovação: relatório Accenture Life Trends 2023 (antigo Fjord Trends) e report de macrotendências 2022-2023 da Firjan;
Em Diversidade e Inclusão, o texto de Ricardo Sales no Capital Reset;
No e-commerce, tendências de experts do mercado;
eSports: análise da BBC;
Finanças: lista de previsões econômicas 2023 reunidas por Romero Rodrigues, com Goldman Sachs, J.P. Morgan, Bank of America, HSBC e outras instituições financeiras;
Geração Z: consumo no Prop&Mark e pesquisa do Instagram com o público americano;
Jornalismo: previsões da NiemanLab;
Livros: as indicações do Financial Times;
Luxo: tendências no turismo;
No Marketing, as apostas do Rafael Martins;
Em Mercado, o e-book da Sankhya - com tendências em ESG, saúde mental, mundo híbrido e real, web 3.0, entre outros - a partir da visão de dois profissionais de mercado: Luiz Fernando Azarias, Head de Mercado da empresa, e Arthur Igreja, palestrante, escritor e empreendedor.
Mídia e publicidade: estudo Media Trends & Predictions 2023, da Kantar, previsões de Pyr Marcondes no Meio & Mensagem e insights do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau);
Música: promessas mapeadas pelo The Guardian;
Mídia: será um ano difícil? YouGov publicou um paper sobre o futuro da mídia global;
Mídias sociais: as previsões da Sprout Social e We are Social - e para saber as trends mais relevantes nas plataformas, Reailtime;
Personal Branding: 10 tendências segundo a Forbes;
Podcasts: Globo amplia os investimentos no formato e outras previsões;
Recursos Naturais: onde a Accenture deseja estar daqui 10 anos;
Trabalho: 5 tendências listadas pela consultora Angela Jackson no iFood News;
Tecnologia: tendências mapeadas por profissionais da área;
TikTok: resumo do estudo “What’s Next”, que destaca três tópicos: entretenimento ativo, construção de espaço para alegria e ideias em comunidade.
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais, marque @lidifaria e me adicione no LinkedIn.
Tem mais indicações? Envie para falecom@lidifaria.com.
Comentários